Xantona é um composto orgânico com a fórmula molecular C13H8O2. Pode ser obtido artificialmente por síntese química. Apesar de produzido sinteticamente, as xantonas são mais frequentemente encontradas e com mais intensidade em compostos naturais.
As Xantonas (dibenzo-У-pironas) são constituintes naturais de plantas da família das Bonnetiaceae e Clusiaceae e são encontradas em algumas espécies da família das Podostemaceae; Fungos, líquenes, e plantas superiores.
As xantonas são poderosos antioxidantes da família dos fitonutrientes. Pertencem ainda à classe dos bioflavonóides.
Até hoje foram descobertas cerca de 200 xantonas, 43 das quais estão presentes na fruta do mangostão. Elas foram descobertas inicialmente quando os cientistas tomaram por base os usos terapêuticos dos povos indígenas, e começaram a estudar o porquê destes efeitos do mangostão na saúde. Mais xantonas existem na natureza as quais se manifestam por exemplo no musgo e na casca de árvores.
A literatura acerca do mangostão indica que a casca do mesmo não é comestível, apesar de que é aqui que está o seu valor correspondente às inúmeras xantonas.